News

17 de maio, 2016
Permita-me lhe dizer o seguinte:

Não é o celular que você tem, nem com quem você anda, nem se você tem lugar marcado na garagem da firma ou não.

Não são os cartões de visita que você tem guardados dentro do bolso, nem com quem você consegue almoçar, nem se você está pagando as prestações de uma casa na praia ou apenas lutando para manter o aluguel em dia.

Não é a calça de marca que você comprou naquele outlet em Miami, nem os trejeitos eficientes que você foi aprendendo ao longo da vida no escritório.

Não é o carro que você dirige, nem o número de amigos que você tem no Facebook, nem a velocidade com a qual você consegue se adaptar aos termos de negócios que entram e saem de moda.

Não é nada disso.

A única coisa que conta é a sua obra. Isso é o que lhe define, é o que vai lhe absolver ou lhe condenar diante de qualquer corte, na hora de julgar a sua trajetória profissional – a começar pela sua própria consciência.

E o que é uma obra?

Uma obra é aquilo que você constrói ao longo da carreira. Aquilo que você pode, sem sombra de dúvida, dizer que é seu, que foi você quem fez.

Uma obra é a sua real contribuição aos ambientes por onde passou. Os projetos que você bolou e fez virar realidade, os resultados que você construiu com as próprias mãos, aquilo que você criou e que vai durar mais do que você, e que vai ser uma marca sua, um legado que vai contar histórias a seu respeito, quando você não estiver mais por perto.

Isso é uma obra. Mas uma obra é mais do que isso.

Uma obra também se expressa pelas pessoas que você conquistou pelo caminho. Pelos afetos e pelo respeito que você angariou ao longo da sua carreira. Uma obra são as boas lembranças que você deixa para trás, na mente e no coração das pessoas, ao cruzar com elas pela vida.

Uma obra é a torcida que existirá a seu favor – ou contra você. Uma obra é o que algumas pessoas chamam de reputação. E reputação é o modo como você será lembrado pelos outros. É o que as pessoas pensam e dizem de você – independente do que você mesmo pensa ou diz de si mesmo.

Isso é uma obra – os seus feitos, e o efeito dos seus feitos, na vida e na carreira das pessoas que conviveram com você ao longo da sua trajetória profissional.

Uma obra são as paredes que você levantou e as admirações que você arregimentou – ambas as coisas são feitas de rocha sólida. Não dura pouco nem vale pouco.

Isso é o que ninguém jamais poderá lhe negar. Isso é o que nunca poderão tirar de você, por mais que queiram.

O resto, meu amigo, minha amiga, acredite, é vento. O resto é espuma. O resto é pó.



Adriano Silva é jornalista, publisher do Projeto Draft e autor dos livros O Executivo Sincero (que dá nome à sua coluna na rádio CBN) e Ansiedade Corporativa. Voltar






Siga-nos





Contato

Rua Alexandre Dumas, 1562 - 3º andar, sala 34
São Paulo - SP
PABX: 11 5181-4846
Fax: 11 5181-8376
envie seu email para:
alba@albaconsultoria.com.br